
Clevelândia sediou, no dia 26, a última etapa regional do Ideathon 2026, promovido pelo Sistema FAEP. A atividade reuniu 50 estudantes de cinco instituições estaduais, que desenvolveram soluções tecnológicas para melhorar o bem-estar animal e a produtividade em granjas de avicultura de corte.
O desafio proposto aos participantes foi criar alternativas para minimizar os impactos das variações climáticas e manter condições adequadas de produtividade e bem-estar das aves.
Os estudantes foram divididos em 10 equipes, com cinco integrantes cada. Participaram alunos de instituições de Francisco Beltrão, Laranjeiras do Sul, Clevelândia, Coronel Domingos Soares e Palmas.
O primeiro lugar ficou com uma equipe do CEEP Agrícola do Sudoeste do Paraná, de Francisco Beltrão. Os estudantes desenvolveram um sistema para monitorar a concentração de amônia nos aviários por meio de sensores.
A proposta prevê a divisão do aviário em 20 seções de 120 m², com um sensor MQ-137 em cada uma. As informações são enviadas para um painel central, que identifica os locais onde a concentração de amônia está elevada e indica ao produtor a necessidade de intervenção.
A equipe foi formada por Luiz Fernando Zuconelli Bertoncello, Eduardo Fioravanso Berno, Milena Lazarin, Bianca Vitoria Ledur e Grazielli Vitória Valencio Martim.
O segundo lugar ficou com alunos do CEEP Agrícola Professora Naiana Babaresco de Souza, de Laranjeiras do Sul. O projeto, chamado Granjacycle, propõe o reaproveitamento da maravalha utilizada nas camas das aves, juntamente com os dejetos dos animais, para produção de adubo.
Segundo a proposta, a alternativa busca reduzir o impacto ambiental e oferecer aos produtores uma opção de baixo custo para a fertilização do solo.
A equipe foi composta por Emanuel José Pedrozo, Vitoria Rodrigues Domingues, Isabeli Krigme Alves, Alessandra Maria Barion Carletto e Nicolas Gomes de Amorin.
A terceira colocação ficou novamente com estudantes do CEEP Agrícola do Sudoeste do Paraná, de Francisco Beltrão.
O projeto propõe o uso de câmeras termográficas para identificar rapidamente situações de estresse térmico nas aves. A ideia é permitir que o produtor tome decisões em menor tempo e reduza possíveis perdas na produção.
Participaram da equipe Erika Luiza Ribas Pereira, Lucas Egidio Baptistuz, Gustavo Bachmann, Romero Reiner Mattei e Murilo Minuzzi Pickler da Silva.
A etapa de Clevelândia encerrou o circuito de classificatórias regionais do Ideathon 2026. Ao longo do ano, foram realizadas sete etapas, em Campo Mourão, Palotina, Santa Mariana, Guarapuava, Diamante do Norte, Palmeira e Clevelândia.
Cada fase apresentou um desafio relacionado às necessidades do agronegócio de cada região. As equipes classificadas agora aguardam a etapa final da maratona, marcada para 24 de novembro, na sede do Sistema FAEP, em Curitiba.
Segundo o presidente do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, a etapa de Clevelândia encerrou uma jornada de inovação e aprendizagem realizada em sete regionais. Ele também destacou a participação dos estudantes na busca por soluções para o bem-estar animal e a produtividade na avicultura.