
Com o verão e o aumento das chuvas, a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, acontece com maior facilidade, tornando a prevenção ainda mais necessária. Por isso, sem trégua para o mosquito. Embora o último LIRAa, tenha apontado índice baixo de infestação na cidade, os cuidados não podem parar.
O Município está atento nesta luta. O Controle de Endemias, realiza diariamente vistorias nas residências dos cascavelenses. Somente no ano passado foram mais de 400 mil. Mas, o cuidado de cada cidadão, também é indispensável.
A Secretaria de Saúde de Cascavel reforça os cuidados que devem ser feitos semanalmente nas residências para evitar a proliferação do vetor.
Conforme o informe epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, que reúne dados do calendário epidemiológico 2025, Cascavel registrou 384 casos confirmados de dengue e 2.349 casos positivos de chikungunya ano passado.
Por isso, fique ligado no check-list abaixo. Envolva toda a família nesta guerra contra o mosquito:
- Coloque areia até a borda nos pratinhos dos vasos de planta.
- Vire garrafas de cabeça para baixo.
- Mantenha a caixa de água limpa e tampada.
- Guarde pneus em locais secos e cobertos.
- Não jogue lixo na rua e terrenos baldios.
- Mantenha as lixeiras sempre tampadas.
- Sempre limpe bandejas de climatizadores e geladeiras.
- Lave os potes e bebedouros de animais.
- Sempre limpe lajes e calhas para não acumular água da chuva.
- Mantenha os ralos sem uso sempre tampados.
- Mantenha os vasos sanitários sempre tampados.
- Use cloro e mantenha sempre a manutenção de piscinas.
As vistorias realizadas diariamente têm o objetivo de orientar, fiscalizar, informar a população e notificar imóveis com irregularidades que não podem ser resolvidas no momento da vistoria. São atividades de extrema importância para controle da infestação de mosquitos Aedes aegypti e outros vetores.
Além das vistorias, os agentes de Endemias também realizam o trabalho de ações de raio, que superaram a marca de 230 mil em 2025. Todos os pacientes com suspeita de dengue, zika ou chikungunya, que são notificados pelas unidades de atendimento são informados ao setor. Uma equipe realiza a busca ativa desse paciente, entrando em contato para confirmação de endereço. A atividade consiste em vistorias em raio de 09 quarteirões do endereço (domiciliar e do trabalho) do paciente, para fiscalização, eliminação de criadouros e busca por novos pacientes na área de abrangência.
Após essa avaliação, determina-se, caso necessária, a aplicação de inseticida com bomba costal motorizada, atividade denominada bloqueio de caso, que tem por objetivo eliminar os mosquitos alados da região trabalhada.
Os trabalhos dos agentes de Endemias não param. As equipes se revezam em ações educativas, vistorias e outras frentes, numa verdadeira guerra contra o mosquito. Porém, só unindo forças entre poder público e comunidade essa batalha será vencida.
O que você pode fazer para ajudar nessa guerra? Mantenha seu quintal limpo e sem água parada. Olhe atentamente todos os cantinhos, inclusive dentro de casa.
Mín. 17° Máx. 31°