
O 38º Show Rural Coopavel, que será realizado de 9 a 13 de fevereiro, em Cascavel, promete marcar uma virada histórica no agronegócio brasileiro. Organizado pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial, o evento chega à sua 38ª edição com a proposta de ser o mais tecnológico e inovador de todos os tempos, com forte protagonismo da inteligência artificial (IA) aplicada aos mais diversos setores produtivos do agro. “Reconhecido como o maior evento técnico do agronegócio da América Latina, o Show Rural tem papel estratégico ao antecipar tendências, conectar tecnologia ao campo e impulsionar a economia regional e nacional”, destaca o coordenador da feira, Rogério Rizzardi.
A expectativa da organização é receber entre 360 mil e 400 mil visitantes ao longo dos cinco dias, em um parque estruturado para oferecer conforto, informação e negócios em larga escala. “Faremos desta, a maior, mas principalmente a melhor edição de todos os tempos. Nosso principal objetivo é sempre oferecer o melhor”, disse o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, ao falar das novidades que cercam o evento de 2026.
Criado em 1989, o Show Rural Coopavel começou de forma modesta, como um dia de campo, com apenas 15 empresas expositoras e 110 visitantes. “Trinta e oito edições depois, transformou-se em uma vitrine internacional de tecnologia, inovação e negócios, consolidando Cascavel como um dos principais polos do agronegócio brasileiro”, destaca Grolli.
Na edição de fevereiro de 2025, o evento alcançou números considerados históricos: mais de 407 mil visitantes e cerca de R$ 7 bilhões em volume de negócios, reforçando o impacto direto do Show Rural na economia regional e do Paraná.
O parque que abriga o Show Rural está localizado a dez quilômetros do centro de Cascavel, na BR-277, sentido Curitiba, e ocupa uma área total de 720 mil metros quadrados. O acesso ao parque e o uso do estacionamento são totalmente gratuitos, uma das marcas do evento desde sua criação.
A estrutura inclui 15 quilômetros de ruas pavimentadas, sendo 11 quilômetros totalmente cobertos, garantindo mobilidade mesmo em dias de chuva. O parque conta ainda com 110 bebedouros de água potável, duas centrais de informação, além de 5,5 mil parcelas demonstrativas, onde empresas, cooperativas e instituições apresentam soluções práticas ao produtor rural.
Rizzardi afirma que o estacionamento foi ampliado e passa a ter capacidade diária para 22 mil veículos e 700 ônibus, atendendo a um fluxo intenso de visitantes vindos de todas as regiões do Brasil e de outros países.
O visitante paga apenas pelo almoço, ao valor de R$ 70, incluindo uma bebida – água, suco ou refrigerante. O restaurante oficial do parque tem capacidade para atender até cinco mil pessoas simultaneamente, além de cinco áreas de lanche distribuídas estrategicamente pelo espaço, garantindo conforto e agilidade durante a visita.
Ao todo, 5,7 mil profissionais estão envolvidos direta ou indiretamente nas diferentes fases de organização, montagem, operação e desmontagem do evento, reforçando também a importância do Show Rural como gerador de empregos temporários e renda.
Para Dilvo Grolli, o Show Rural representa parte do papel do agronegócio no crescimento do país. Segundo ele, enquanto o Brasil cresceu 2,25% em 2025, o agro superou os 6%, comprovando sua relevância econômica e social.
“O Show Rural reflete essa força. Ele é uma vitrine do que há de melhor no campo, mas também um espaço de reflexão sobre o futuro da produção de alimentos, da sustentabilidade e da tecnologia”, afirmou.
Um dos destaques desta edição é o novo pavilhão da agricultura familiar, que teve sua área triplicada graças a uma parceria com a Itaipu Binacional. O espaço passa a abrigar mais de cem pequenas agroindústrias, permitindo que produtores familiares exponham e comercializem alimentos, bebidas e produtos artesanais.
“O Show Rural também é uma vitrine para o pequeno produtor, que responde por 74% das propriedades rurais do Paraná. Valorizar esse segmento é fortalecer a base da nossa produção”, ressaltou Dilvo Grolli.
Rogério Rizzardi complementa que a 38ª edição será marcada por uma presença ainda mais intensa da inovação digital e da inteligência artificial aplicada ao agronegócio. Segundo ele, a tecnologia estará integrada a áreas como produção agrícola, gestão, logística, sustentabilidade, crédito rural e tomada de decisão.
No Espaço Impulso e no Show Rural Digital, estão programados eventos estratégicos como o 1º Fórum Agro ADVB, a 6ª edição do Fórum de TI das Cooperativas, o Iguassu Valley Show e um Hackathon, conectando startups, empresas, universidades e produtores.
Para o gerente de TI da Coopavel, Rogério Aver, a inteligência artificial deixa de ser tendência e passa a ser ferramenta prática no campo. “Vamos mostrar como a IA pode gerar eficiência, reduzir custos, aumentar produtividade e apoiar decisões em tempo real”, explicou.
A edição de 2026 também fortalece parcerias institucionais. Pela primeira vez, a Acic terá uma sala própria junto à administração do parque, para recepção de autoridades, empresários e associados. O presidente da Acic, Marcio Blazius, destacou a importância do Show Rural para o desenvolvimento regional.
Com 600 empresas expositoras confirmadas, o 38º Show Rural Coopavel se consolida como um ambiente onde inovação, negócios, tecnologia e sustentabilidade caminham juntos. “Mais do que apresentar máquinas, insumos e soluções, o evento se firma como um espaço estratégico de construção do futuro do agronegócio brasileiro”, celebra Grolli.
“Ao apostar fortemente na inteligência artificial, ampliar sua estrutura e valorizar tanto grandes produtores quanto a agricultura familiar, o Show Rural Coopavel reafirma sua essência: ser um evento técnico, acessível e transformador, que conecta o campo às tecnologias que moldarão os próximos anos da produção de alimentos no Brasil e no mundo”, encerra Rizzardi.
Mín. 19° Máx. 32°