
O município comemora mais uma grande conquista, nesta quinta-feira (12), foi realizada a assinatura do termo de liberação do SISBI – serviços de inspeção de produtos de origem vegetal. O primeiro município do Paraná a ser contemplado, sendo o segundo do Brasil. O ato aconteceu no gabinete do prefeito General Silva e Luna, na presença do secretário municipal de desenvolvimento econômico, trabalho e agricultura, Edinardo Aguiar e do Superintendente Federal de Agricultura e Pecuária no Paraná (SFA-PR), Almir Gnoatto.
A Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Divisão de Inspeção Municipal, firmou diálogo com representantes do MAPA para obtenção de equivalência de serviços de inspeção de produtos de origem vegetal (SISBI-POV), permitindo que o município desempenhe fiscalização que antes era responsabilidade federal.
O prefeito General Silva e Luna destaca que a certificação é resultado de planejamento, seriedade e compromisso com o desenvolvimento econômico de Foz do Iguaçu. “Ao aderirmos ao SISBI, damos um passo decisivo para fortalecer nossa agroindústria, gerar oportunidades, ampliar mercados e garantir que os produtos produzidos aqui atendam aos mais altos padrões de qualidade e segurança alimentar. É uma conquista que beneficia produtores, consumidores e toda a cidade,” afirmou.
Com a adesão ao SISBI, os estabelecimentos inspecionados pelo serviço municipal passam a ter reconhecimento nacional de equivalência, o que amplia o mercado para comercialização de seus produtos, fortalece a agroindústria local e garante maior padronização dos procedimentos de controle sanitário.
O secretário municipal de desenvolvimento econômico, trabalho e agricultura, Edinardo Aguiar, ressaltou que desde o início da gestão, há um cuidado em relação a estruturar políticas públicas que fortalecessem o desenvolvimento econômico com qualidade e responsabilidade. “A certificação do SISBI-POV comprova que Foz do Iguaçu investe em capacitação técnica, melhoria dos processos de inspeção e adequação às normas federais, criando um ambiente favorável para o crescimento da indústria local e a valorização dos nossos produtores, ” ressaltou.
Além disso, a equivalência exige o aprimoramento contínuo das rotinas de inspeção, capacitação técnica das equipes e adequação às normas federais de qualidade e segurança dos alimentos, promovendo mais confiança ao consumidor e incentivando o desenvolvimento econômico do setor produtivo local.
Já o Superintendente Federal de Agricultura e Pecuária no Paraná (SFA-PR), Almir Antonio Gnoatto, reconhece o merecimento da certificação entregue ao município. “A certificação concedida a Foz do Iguaçu demonstra a maturidade técnica do serviço de inspeção municipal e o comprometimento da gestão com a segurança dos alimentos. O MAPA reconhece o trabalho realizado e reforça que essa equivalência amplia a competitividade dos produtos, fortalece a agroindústria e assegura padrões sanitários rigorosos em todo o processo produtivo,” reconheceu.
Mín. 19° Máx. 31°