
Chamar a atenção do público está cada vez mais desafiador para marcas e pessoas que produzem conteúdo na internet, em função do alto volume de materiais publicados todos os dias nas redes sociais.
Nesse universo, ora despontam personagens engraçados, ora se destacam heróis e vilões cotidianos. Alguns viram memes, outros “meteoros” de sucesso que se esvaem totalmente com a aparição da próxima grande trend.
Dentre os vídeos que viralizam e têm conseguido prender a atenção do público estão os protagonizados por gatinhos e capivaras, os quais recebem características e adotam comportamentos humanos para transmitir explicações.
Esse modelo de narrativa tem sido usado para explicar conceitos como bipolaridade, dissonância cognitiva, o funcionamento de programas, processos administrativos e até consórcios, dentre outros.
Além de ser usado por psicólogos, advogados, professores e profissionais de saúde, dentre os perfis que já se beneficiaram dessa estratégia de conteúdo estão o do Sebrae, do Parque Tecnológico de Itaipu, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, do Tribunal de Contas do Espírito Santo, da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão e até da Confederação Nacional das Seguradoras, dentre outros.
Explicar conceitos com gatinhos é mais do que uma “onda” de vídeos fofos. Existe uma técnica eficiente por trás do sucesso alcançado por esses conteúdos e hoje vamos falar sobre ela.
O Papa na Piscina
De acordo com o escritor Blake Snyder – referência em como construir roteiros para produção de filmes – uma das formas mais eficazes para transmitir uma informação é utilizar a “Técnica do Papa na Piscina”.
Ela consiste em criar uma imagem que provoque uma distração visual interessante para a audiência enquanto a mensagem é transmitida.
Quanto mais denso e complexo for o conteúdo, mais essa técnica se faz necessária. É como se aquela distração abrisse as “portas” da mente do público para receber as informações transmitidas. No caso dos vídeos das redes sociais, os gatinhos exercem esse papel.
A imagem proporciona um entretenimento à audiência, geralmente por meio de uma “quebra de padrão”, como é exemplo você imaginar uma autoridade papal tomando banho de piscina – uma cena provavelmente inédita no seu imaginário.
No roteiro de filme "A Conspiração para Matar o Papa", o desafio era explicar uma trama complexa sem perder a atenção do público. A solução foi colocar a imagem do papa na piscina enquanto uma reunião séria acontecia, visando passar a informação. Atualmente, essa técnica influencia o universo cinematográfico.
Nas redes sociais, há uma quebra de padrão quando o vídeo relata, por exemplo, que o gato vai fazer um consórcio para adquirir uma casa ou um veículo.
A técnica do Papa na Piscina propõe encontrar maneiras criativas de transmitir informações complexas para que se tornem compreensíveis e memoráveis.
Divertir o público enquanto explica é uma estratégia já validada em produções cinematográficas e vídeos da internet, portanto, você também pode usá-la.
Uma imagem inusitada, envolvente, uma história bem contada (storytelling) ou até mesmo a gamificação podem contribuir com o seu propósito de conquistar a atenção da audiência.
Aplique a fórmula: exposição + algo divertido para distrair o público enquanto recebe a exposição.
Se o modelo de colagem de gatinhos funcionou bem, com a Inteligência Artificial produzindo vídeos de bebês, cachorros caramelo e até mesmo personagens bíblicos contando piadas, as possibilidades de utilizar a técnica são infinitas. Basta usar a criatividade associada à finalidade explicativa.
Sucesso a todos!
Carina Walker
28/10/2025
Mín. 17° Máx. 27°