
Hoje vamos falar sobre esse tema e analisar o que podemos aprender com ela para aplicar na gestão de marcas. A reflexão é possível a partir da biomimética, a qual se inspira no comportamento da natureza visando buscar soluções para diversas áreas do conhecimento humano, tais como design, arquitetura, inovação, tecnologia e inclusive para o branding.
Mecanismos, funções, formas e substâncias da natureza servem de referência para resolver desde problemas do dia a dia até garantir a continuidade da espécie humana. A própria cooperação, tal qual praticada em colmeias, constitui o maior fator de êxito para sobrevivência humana ao longo dos séculos, segundo estudos do escritor Yuval Harari.
Um dos principais desafios das marcas é engajar seu público. Enquanto isso, a natureza tem seus próprios mecanismos para essa finalidade, resultando em cases de sucesso aplicáveis, paralelamente, ao universo das marcas.
A constatação foi evidenciada pelo CEO da empresa Tátil Design, Fred Gelli, em um evento do qual participei, neste ano, em Brasília.
De acordo com Gelli, existe todo um planejamento a ser executado pela natureza para que ela funcione e atraia os seus membros certos na hora certa. E a estratégia da natureza é a atração pelo desejo.
Quando as sementes do morango ainda não estão prontas para germinar, o fruto permanece na cor branca, de forma discreta, sem chamar a atenção.
Já quando as sementes estão prontas para germinar, o morango se colore de um vermelho intenso, visando atrair pássaros que possam executar a função de espalhar as suas sementes e, dessa forma, a espécie tenha condições de se multiplicar.
Na natureza, as flores permanecem em botão até que chega o momento de abrir as suas pétalas em um grande espetáculo de exuberância que funciona como uma campanha de marketing incrível para atrair o seu público de insetos polinizadores.
Os filhotes e bebês de todas as raças possuem, estrategicamente, características frágeis, ingênuas e fofas para cativar os adultos das suas respectivas espécies e fazer com que desejem amar e cuidar dos pequenos com o zelo de que eles demandam. É a estratégia da natureza para a continuidade das espécies.
A utilização de técnicas de atração para interação entre a fauna e a flora têm funcionado muito bem há milhares de anos e pode servir de inspiração para o marketing.
A natureza engaja sua audiência usando a atração pela beleza, pela diversidade, pelas qualidades como a cor e a forma, pela sedução e o desejo.
Outro ponto relevante é que ela faz uso da “mensagem positiva” para o seu público, considerando que ela não adota a ameaça, o medo ou a proibição como chamada para ação.
Portanto, o branding a partir de uma estratégia biomimética pressupõe que marcas e campanhas despertem desejo na audiência.
Nessa vertente, para ter mais sucesso com o público, sua marca ou campanha precisa trocar a mensagem negativa pela positiva; substituir a imposição pelo convite; despertar interesse e não o medo; e ainda trocar a mensagem “eco chata” por uma postura “eco sexy”, ou seja, mais atraente.
Ainda, dentre as características manifestas na natureza estão a resiliência e a capacidade de adaptar-se a condições mutáveis. Portanto, na gestão de marcas essa flexibilidade e dinamismo são fundamentais para criar sistemas de marca vivos e perenes como a natureza.
Sucesso a todos!
Carina Walker, 06/11/2025
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