
Em vez de blocos e desfiles, salas de aula e formação pedagógica. É assim que 251docentes da rede estadual do Paraná vão passar o Carnaval, em intercâmbio educacional no Canadá pela segunda edição do Ganhando o Mundo Professor, programa de formação continuada do Governo do Estado.
Na quinta-feira (06), o primeiro grupo, com 132 docentes , iniciou a viagem. Os demais 119 selecionados embarcaram neste sábado (07), também pelo Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais.
O programa leva professores da rede pública estadual para um intercâmbio educacional com foco em formação continuada e atualização pedagógica, promovendo o contato direto com práticas educacionais contemporâneas e metodologias inovadoras adotadas em sistemas de ensino de referência internacional.
Todos permanecerão por três semanas na cidade de Toronto, onde participarão de atividades formativas no Greystone College, instituição privada de ensino profissionalizante reconhecida naquele país.
Durante o período, os educadores participam de atividades pedagógicas, observação de práticas educacionais e troca de experiências com docentes estrangeiros, em diferentes contextos educacionais. A proposta é fortalecer as práticas desenvolvidas nas escolas da rede do Estado e ampliar o repertório profissional dos participantes, que passarão o período do Carnaval em atividades de estudo e imersão acadêmica.
Segundo o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, o programa integra a política de valorização dos profissionais da educação e gera reflexos diretos no cotidiano escolar. “A proposta é que o conhecimento adquirido seja incorporado ao plano de trabalho dos docentes e compartilhado em toda a rede estadual de ensino, ampliando o repertório metodológico e contribuindo para o fortalecimento da qualidade da educação no Paraná", explica o secretário. "Ao concluir a formação, o professor retorna ao Brasil para desenvolver seu projeto de intervenção e atuar na disseminação desses conhecimentos junto à rede”, afirma.
FORMAÇÃO E SELEÇÃO– A seleção dos participantes contemplou professores da rede estadual, formadores e técnicos pedagógicos dos Núcleos Regionais de Educação (NREs), assegurando representatividade de diferentes áreas e regiões do Estado. A composição do grupo busca fortalecer a articulação entre a formação internacional e a atuação pedagógica nas escolas e nos núcleos regionais.
"Esta é a segunda edição do Ganhando o Mundo Professor. Em 2023, o programa contemplou cerca de 100 docentes, com intercâmbio no Canadá e na Finlândia. Em 2026, ampliamos a iniciativa e estamos levando 251 professores, todos para o Canadá, com a expectativa de que retornem ao Brasil com horizontes ampliados, formação aprofundada e preparados para atuar como multiplicadores, compartilhando esse conhecimento com toda a rede estadual”, afirma a coordenadora do Ganhando o Mundo Professor, Gilmara de Fátima Weingartner.
No momento do embarque, a mobilização envolveu mentores, chefes dos NREs, equipe técnica da Secretaria da Educação (Seed-PR) e convidados institucionais, consolidando o alinhamento entre a experiência internacional e as diretrizes educacionais adotadas pelo Governo do Paraná.
EXPECTATIVA DOS PARTICIPANTES– Para os professores, a experiência representa a oportunidade de trazer novas metodologias e abordagens para o cotidiano escolar no retorno ao Brasil, mesmo durante um período tradicionalmente dedicado ao recesso e festividades.
“Será meu primeiro Carnaval fora do Brasil e também a primeira vez que vou viajar de avião e sair do país. Enquanto muita gente estará na folia, estaremos estudando e, quem sabe, até vivendo um Carnaval na neve, algo que nunca experimentei”, brincou a professora Vladismara Martins, da cidade de Manoel Ribas.
“Deixar minha família foi só emoção, mas participar de um projeto como esse representa uma grande valorização do professor. Tenho certeza de que vou voltar com muito aprendizado para compartilhar com meus colegas e com os estudantes da rede pública estadual”, complementa.
Outro participante que destacou o impacto direto da formação no trabalho com os estudantes e a escolha de dedicar o período à qualificação profissional foi o professor Edinaldo de Campos, de Goioerê. “É minha primeira viagem internacional e, embora já tenha voado antes, o embarque traz um misto de ansiedade e expectativa. Vamos lidar com outra cultura, outro idioma e até outro clima, o que torna essa experiência ainda mais rica", disse ele.
"A expectativa é aprender muito, crescer profissionalmente e trazer esse conhecimento para a sala de aula, compartilhando com colegas e aplicando diretamente com os alunos. O resultado desse intercâmbio aparece lá na frente, no desenvolvimento dos estudantes e na melhoria da prática pedagógica. Deixar a família aperta o coração, mas é um sacrifício que vale a pena diante da oportunidade de fazer a diferença na educação”.
Já a professora Liliam Keidinez Bachete da Conceição Rabassi, de Jandaia do Sul, destaca que a experiência de participar do Ganhando o Mundo representa um novo momento pessoal e profissional. Segundo ela, diferentemente do primeiro intercâmbio, realizado há mais de duas décadas, a viagem agora carrega outras responsabilidades e um compromisso coletivo com a escola e os estudantes da rede estadual.
“Vou deixar saudades do meu marido, da minha mãe e dos meus dois filhos. É a mesma emoção de ir, mas com outra bagagem. Hoje eu vou pensando também nos alunos, nos colegas e na escola que represento, com a expectativa de aprender e trazer essa experiência de volta para enriquecer o nosso trabalho aqui no Paraná.”
GANHANDO O MUNDO– Maior programa de intercâmbio internacional voltado à rede pública estadual no Brasil, o Ganhando o Mundo possibilita que estudantes e profissionais da educação tenham contato direto com práticas acadêmicas e culturais em instituições de referência no exterior.
A versão do programa destinada aos professores foi lançada em 2023 e contemplou, em sua primeira edição, 99 docentes da rede estadual, que realizaram intercâmbio na Finlândia e no Canadá. Ao longo da experiência, os intercambistas participaram de formações voltadas ao aperfeiçoamento de metodologias pedagógicas e ao fortalecimento da prática docente em sala de aula.
A ação integra a política do Governo do Estado de incentivo à internacionalização da educação pública e de valorização dos profissionais da rede. Desde sua implementação, em 2022, o Ganhando o Mundo já beneficiou mais de 2.500 estudantes, professores e diretores.
O investimento supera R$ 500 milhões e inclui custos com passagens, hospedagem, bolsas, documentação e acompanhamento completo.
Mín. 19° Máx. 34°