8°C 17°C
Cascavel, PR
Publicidade

Artemis II deixa órbita da Terra e segue rumo à Lua após manobra decisiva

Tripulação acionou motor da Orion por quase seis minutos e iniciou viagem inédita desde 1972, em missão que não prevê pouso e deve retornar à Terra no dia 10

03/04/2026 às 09h53
Por: Jadir Zimmermann
Compartilhe:
Nave Orion inicia trajetória rumo à Lua após deixar a órbita terrestre
Nave Orion inicia trajetória rumo à Lua após deixar a órbita terrestre

Quatro astronautas da missão Artemis II acionaram, na quinta-feira (03), o motor da nave Orion e deixaram a órbita terrestre rumo à Lua, após permanecerem cerca de um dia ao redor do planeta. A manobra, considerada uma das mais importantes da missão, durou quase seis minutos e marcou a primeira viagem tripulada ao satélite natural desde 1972.

Durante o procedimento, a nave gerou impulso suficiente para escapar da gravidade da Terra. Segundo o astronauta canadense Jeremy Hansen, a tripulação presenciou “uma vista impressionante” a partir das janelas da cápsula. A astronauta Christina Koch relatou que viu a Terra “iluminada como se fosse de dia e banhada pelo brilho da Lua”.

Continua após a publicidade

A viagem até a Lua, distante mais de 384 mil quilômetros da Terra, deve durar entre três e quatro dias. A missão não prevê pouso: a nave apenas orbitará o satélite, passando pela face oculta antes de iniciar o retorno, previsto para 10 de abril.

Trajetória e limitações

A rota foi planejada para que a Orion seja capturada pela gravidade lunar e retorne à Terra sem necessidade de novo impulso. Após a manobra inicial, não há possibilidade de retorno direto. De acordo com a cientista Lori Glaze, “as leis da mecânica orbital guiarão nossa tripulação até a Lua, a contornarão e a trarão de volta à Terra”.

Os astronautas utilizam trajes com sistemas de suporte à vida capazes de manter oxigênio, temperatura e pressão por até seis dias em caso de emergência.

Continua após a publicidade
Anúncio

Testes e ajustes em órbita

Antes de deixar a órbita terrestre, a tripulação realizou testes para validar os sistemas da nave, que nunca havia transportado humanos. Problemas iniciais, incluindo falhas no banheiro, foram corrigidos ainda durante essa etapa. “Tenho orgulho de me chamar de ‘encanadora espacial’”, afirmou Koch.

Participam da missão os americanos Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, além do canadense Jeremy Hansen.

Tripulação da Artemis II durante transmissão ao vivo após manobra

Próximos passos

A Artemis II tem como objetivo validar sistemas para futuras missões tripuladas, incluindo o retorno de astronautas à superfície lunar previsto para 2028. A NASA também pretende utilizar o programa como preparação para missões a Marte.

Segundo o comandante Reid Wiseman, a missão representa um avanço significativo na exploração espacial. “Enviar quatro pessoas a 400.000 quilômetros de distância é uma façanha hercúlea”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Cascavel, PR
11°
Parcialmente nublado

Mín. Máx. 17°

10° Sensação
4.46km/h Vento
81% Umidade
100% (6.3mm) Chance de chuva
07h18 Nascer do sol
05h53 Pôr do sol
Ter 11°
Qua 13°
Qui 17°
Sex 17°
Sáb 16° 13°
Atualizado às 03h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,15 +0,00%
Euro
R$ 5,91 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 350,380,35 +1,65%
Ibovespa
168,333,61 pts 0.03%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias